Link copiado para a área de transferência
Magazine

Curador Fernando Serapião faz visita guiada na mostra Fragmentos da metrópole

17 de agosto, 2022

Arquitetura ・ Idea!Zarvos

Fernando Serapião é fundador da Monolito, publicação bimestral de arquitetura e design editada em São Paulo desde 2011 e premiada na 10a Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo. Além de editor e crítico de arquitetura, também é curador de exposições, a exemplo da mostra Infinito Vão: 90 anos de arquitetura brasileira (com cocuradoria de Guilherme Wisnik) exibida em Portugal em 2018 e montada no Sesc 24 de Maio em 2020. É autor mais de uma dezena de livros sobre o tema, como A arquitetura de Croce, Aflalo & Gasperini, ganhador do Jabuti em 2012. Atualmente, está escrevendo a biografia de Oscar Niemeyer, que será publicada pela Companhia das Letras.

Conheça um pequeno trecho do texto curatorial que estruturou a exposição na Galeria Idea!Zarvos:

“A cidade é uma construção coletiva. Cada cidadão, além de usuário, é agente dessa construção. Desde uma embalagem de bala lançada na calçada até uma árvore plantada no quintal, passando por leis elaboradas em gabinetes burocráticos ou ocupações que testemunham a sobrevivência, todos somos coautores da cidade, a maior invenção humana – como a definiu Paulo Mendes da Rocha.

Cada indivíduo tem uma percepção única do resultado que, para o bem ou para o mal, espelha o acúmulo de ações que o constrói. Frequentemente, a cidade é edificada de maneira inconsequente, destrutiva ou egoísta. É raro encontrar concepções conscientes de espaços promissores do ponto de vista ambiental, urbano e arquitetônico.

Dentro da polifonia paulistana, há 17 anos a Idea!Zarvos constrói alguns dos fragmentos mais singulares da metrópole. Esse conjunto impactou, positivamente, não apenas a vizinhança e seus usuários, mas também inspirou o aprimoramento da relação do mercado imobiliário com a arquitetura contemporânea em todo o país. Todavia, números e retóricas são insuficientes para qualificar uma história que começou – emprestando um aforismo de Mies van der Rohe – com a ação deliberada de juntar dois tijolos com cuidado.”

A mostra está em cartaz na Galeria Idea!Zarvos, rua Sampaio Vidal, 978. Inscrições para a visita guiada com o curador pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/visita-guiada-a-exposicao-fragmentos-da-metropole-com-o-curador-fernando-serapiao/1672208.

Deseja receber em seu e-mail pílulas arquitetônicas como essa?

Cadastro feito com sucesso!
Em breve, pílulas arquitetônicas diretamente em seu e-mail.