A arte, as cores, o bairro e a planta. Quatro itens que separados não dizem nada, mas juntos inspiraram Marina Acayaba e Juan Pablo Rosenberg, na criação do Uri. O edifício é o segundo Idea!Zarvos no Itaim Bibi e segundo os arquitetos, se destaca por quatro pontos principais:
・ Plantas compactas e flexíveis, com uma disposição rara de encontrar no bairro;
・ A presença elegante e imponente do edifício na paisagem da rua;
・ Áreas comuns pensadas como instalações de cor-luz;
・ Praticidade, proporcionada pela ótima localização.
Neste bate papo com a Idea!Zarvos, Marina e Juan falam sobre os elementos que influenciaram no processo criativo do Uri, que resultou em um edifício leve, elegante e único.
O Urimonduba acumula diferentes inspirações. Da arquitetura primitivista de Anne Holtrop à materialidade difusa do SANAA (Louvre Lens), passando pelo projeto de música “Colors” do YouTube e por referências de arquitetura contemporânea do Chelsea (NY), Buenos Aires e Cidade do México.
Nas áreas comuns, Ishigami James Turrel, Dan Flavin e Diez Cruz inspiram realidades capturadas entre o “blurred” e instalações de cor-luz.
Outra inspiração certamente é a localização privilegiada o estilo de vida contemporâneo do bairro. O Itaim Bibi é uma das maiores referências paulistanas em mobilidade otimizada, por oferecer aos moradores, a poucos passos, espaços culturais, um amplo eixo de restaurantes renomados, escolas e diversas opções de entretenimento.
Em meio à ruas residenciais arborizadas, mesmo a poucos metros de um dos principais centros financeiros da capital, o Itaim se destaca como um dos poucos endereços paulistanos que reúne segurança, desenvolvimento, tradição, tecnologia e diversão, em um único local.
Ao mesmo tempo em que o bairro inspira, foi necessário pensar em como o Uri irá impactar o entorno. Segundo os arquitetos, “o Uri se relaciona com o Itaim de duas maneiras: de dentro para fora – por meio dos janelões nas esquinas das salas de onde é possível ver o eixo da rua e o verde do bairro - e de fora para dentro, por sua presença esbelta e elegante na perspectiva da rua.”
Além disso, o edifício promete se destacar por sua presença forte e elegante junto ao alinhamento. Sua arquitetura contemporânea refinada, vai no sentido oposto do que tem sido lançado em São Paulo.
"As linhas precisas, bem como a materialidade refinada e pouco usual, dispensam contorcionismos e exageros, para se destacar pelo bom-gosto. As plantas invertidas (com suíte antes da sala) não são triviais no mercado. Na planta típica do Itaim, as salas dão para os vizinhos laterais, seguidas dos quartos que ficam junto às fachadas de frente e fundo. A solução proposta, com a suíte junto à entrada, resultou em salas muito agradáveis, com visuais generosas para as quinas do lote." - AR Arquitetos
Acompanhe o Magazine Idea!Zarvos e confira em breve mais conteúdos sobre o processo criativo do Uri.
*Fotos: reproduções ArchDaily Brasil, ArchDaily México e Galerie Mitterrand.
Deseja receber em seu e-mail pílulas arquitetônicas como essa?