O POP Grafite foi o primeiro projeto Idea!Zarvos totalmente voltado a studios. De 27m² a 36m², os apartamentos vêm na contramão do que comumente se vê no mercado e surpreende todos que conhecem o projeto. Considerado o "studio perfeito da Idea!Zarvos", o POP é um ótimo exemplo de que mesmo em pequenos espaços é possível realizar uma arquitetura que privilegia os espaços e coloca em protagonismo o bem-estar dos moradores.
O edifício leva assinatura do escritório franco-brasileiro Triptyque, que se dedica a exercer uma arquitetura cada vez mais comprometida com as pessoas e o cenário urbano atual. E o que de mais atual e alinhado ao cenário, do que um edifício localizado entre a Vila Madalena e Pinheiros, dois dos bairros mais jovens e vibrantes de São Paulo, ricos em vida cultural, gastronomia, entretenimento e com um charmoso comércio de rua?
Além disso, as áreas sociais foram pensadas como uma extensão dos studios. Ao nível do térreo, espaços para coworking e convivência. No rooftop, academia (coberta e descoberta) e piscina e muita luz do sol valorizam a vista privilegiada. Lavanderia coletiva e bicicletário com oficina refletem o estilo de vida dos moradores: simplicidade, compartilhamento e leveza.
Ao pensar no POP Grafite, esqueça os prédios de studios em que os apartamentos se parecem com porões. As unidades ostentam luz natural e ventilação cruzada, e possuem uma disposição de ambientes que as tornam funcionais e super organizadas.
O projeto do studio decorado de 29m², assinado pelo Estúdio Penha, explorou uma paleta neutra e repleta de texturas, que proporcionou ao ambiente uma maior profundidade e um estilo jovem, alegre e iluminado, mas com muita sofisticação.
“O briefing que recebemos da Idea!Zarvos para o decorado do POP Grafite foi que o projeto chamasse a atenção de um público que se sente atraído pela vida e movimento dos bairros de Pinheiros e Vila Madalena, uma vez que o edifício está localizado entre essas duas áreas. O objetivo é encantar o futuro morador, mostrando que suas necessidades pessoais cabem dentro da unidade, e que as áreas comuns do edifício complementam tudo o que falta (lavanderia, academia e piscina). Tudo isso inserido em um bairro com diversos restaurantes, bares e lojas. Desse modo, o projeto une a possibilidade de ter o seu espaço próprio e independente, em uma área desejada da cidade e, ao mesmo tempo, atender aos anseios e interesse por estética e excelente arquitetura. É de fato um projeto completo.” · Verônica Molina, arquiteta do Estúdio Penha.
Segundo Verônica, um dos maiores desafios do projeto do decorado foi criar um layout não convencional, prático e que, em um stúdio, trouxesse o aconchego de casa. Para isso, alguns elementos arquitetônicos foram explorados:
No piso foi utilizado um material cerâmico, característico da arquitetura paulistana, que traz a memória de casa antiga e a sensação de calma, de pisar na terra.
O forro do quarto e da sala foram removidos, deixando a tubulação elétrica aparente e aumentando o pé direito e proporcionando a sensação de maior amplitude e iluminação.
Com base na paleta de cores neutra usada no decorado, foram escolhidos armários da mesma cor das paredes, camuflando a profundidade e o peso da marcenaria.
Enquanto o decorado do POP Grafite é a prova de que em poucos m² é possível ter amplos espaços de armazenamento, ambientes setorizados e clima de casa, o edifício nos mostra o quanto é possível realizar uma arquitetura que encanta, acolhe e que promove a ideia de comunidade.
As obras do POP Grafite já foram iniciadas e o decorado não está mais disponível para visitação, mas pode ser visto em um tour virtual na página do projeto, aqui no site Idea!Zarvos.
Deseja receber em seu e-mail pílulas arquitetônicas como essa?