O Ourânia 231 é o primeiro projeto dos arquitetos Marcio Kogan e Suzana Glogowski para a Idea!Zarvos. E para registrar esse edifício especial a Idea!Zarvos, junto com o Studio MK27, convidou o renomado fotógrafo português Fernando Guerra.
Guerra é especializado em fotografia de arquitetura e suas fotos impressionam pela plasticidade. Ele tira proveito da geometria da arquitetura para construir verdadeiras obras de arte. Ângulos, texturas e cores se reúnem em imagens únicas que lembram composições de arte construtivista. As fotografias exploram as fascinantes perspectivas do edifício, reunindo linhas e ângulos perfeitos de maneiras inesperadas.
Estruturas paralelas da arquitetura, por exemplo, aparecem de diversas formas no projeto e foram atentamente registrados pelo fotógrafo. Seja a madeira ripada das áreas comuns, os perfis em alumínio branco que separam o hall da área externa, as persianas automatizadas modulares, o pergolado sobre a piscina, ou até o painel de chapa dobrada que reveste as paredes da garagem. O jogo de luz sobre essas superfícies materializa as sombras nas composições das fotografias.
O Ourânia 231 é um edifício de 8 andares e 8 apartamentos pensado de forma modular. Nas imagens de Guerra da fachada é possível ver os módulos de 4m de largura delimitados pelos delgados pilares e lajes. Para os fechamentos de fachada foram desenhadas 28 possibilidades. Você escolhe se quer um fechamento opaco, um fechamento permeável em chapa perfurada, um caixilho de vidro de piso a teto ou um guarda corpo de vidro. Todos recebem uma persiana automatizada que unifica e completa os módulos. O resultado é uma fachada elegante em que a variável cria dinâmica sobre a unidade estética do edifício.
Deseja receber em seu e-mail pílulas arquitetônicas como essa?