Link copiado para a área de transferência
Magazine

O adeus a Jaime Lerner

10 de junho, 2021

Arquitetura ・ Cidade e urbanismo

Referência brasileira quando o assunto é inovação, Jaime Lerner está entre os principais urbanistas do mundo, por promover a transformação da arquitetura de Curitiba, onde além de Prefeito, atuou no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IppuC) desde a fundação, em 1965.

Durante a gestão da cidade, Lerner fez importantes contribuições. Veja a seguir algumas delas:

Ópera de Arame

Idealizada por Jaime Lerner e projetada pelo arquiteto Domingos Bongestabs, a Ópera de Arame foi construída em cima de uma pedreira desativada. Baseado no conceito de "acupuntura urbana", criado por Lerner, o local é um excelente exemplo de como uma ferida feita pelo homem pode ser transformada por meio da arquitetura. A construção tem cerca de 4.000m² de área construída em três níveis e auditório para mais de 1.600 espectadores.

Sistema de transporte BRT

Na década de 70, Jaime Lerner e sua equipe se dedicaram a desenvolver uma estrutura urbanística que evitasse o crescimento desordenado e a superlotação do Centro de Curitiba. Como forma de solução foi criado o BRT - inédito no mundo: a cidade recebeu uma canaleta exclusiva para circulação dos expressos e o espaço remanescente foi destinado aos carros. As ligações de longa distância foram acomodadas em vias paralelas (rápidas), preparadas para acomodar a circulação em mão única.

Calçadão da Rua XV

A partir de um projeto urbanístico que priorizava as pessoas, ao invés dos carros, Lerner foi o responsável pela criação do primeiro calçadão comercial do Brasil, na Rua XV de Novembro. A obra foi concluída em surpreendentes 72 horas, para driblar as manifestações negativas dos comerciantes locais.

Parque Barigui

Em 1970 o Parque foi criado para controlar as enchentes que inundavam a cidade. Para isso, Lerner inseriu o Rio Barigui na rotina da cidade e instituiu a preservação de remanescentes florestais e da rede de drenagem natural (ao invés de represar as águas). O local tem 1,4 milhão de metros quadrados e diversos equipamentos de lazer e cultura, e serviu de inspiração para outras cidades ao redor do mundo.

Em 2002 o arquiteto foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetura (UIA) e consultor da ONU para assuntos urbanísticos.

"Se uma cidade é boa para a população, é boa para os turistas. Não pode ser pensada só para os turistas. Sempre pensei nesse sentido. Eu já trabalhei em Salvador, no Rio, em São Paulo, sempre a gente pensa na questão turística, mas a cidade é uma coisa só, não é uma função esporádica." - Jaime Lerner em 2020, durante entrevista à Revista Projeto.

"A obra e o pensamento deixado por Jaime Lerner são marcas vivas que continuarão por muito, muito tempo. Maestro de uma grande orquestra de colaboradores, colocou em prática visões e conceitos que ecoam mundo afora, otimista sempre, ‘cidade é solução’.

Primazia dos espaços públicos, prioridade ao pedestre e à mobilidade coletiva, solidariedade, sustentabilidade, sociodiversidade, identidade, cidade cenário do encontro de todas as pessoas – um ideário concreto e visível que permeia toda a nossa cidade de Curitiba, onde ele nasceu e materializou projetos e sonhos coletivos.

O exemplo como arquiteto, urbanista, cidadão e político, somado à sua generosa e sempre bem-humorada personalidade deixará saudades, mas o seu legado estará sempre vivo e presente, aqui logo na esquina, em muitos lugares e em muitos corações e mentes...

Seguiremos firmes e fortes para compartilhar todas essas conquistas e contribuir para a construção de comunidades e cidades melhores!"

Manifesto "Jaime Lerner Vive", publicado pela equipe do escritório Jaime Lerner Associados, após a morte do arquiteto.

- Fotografias: Imagem/Reprodução.

- Fontes de pesquisa: Revista Projeto, Revista Top View, El Pais, Jaime Lerner Associados.

Deseja receber em seu e-mail pílulas arquitetônicas como essa?

Cadastro feito com sucesso!
Em breve, pílulas arquitetônicas diretamente em seu e-mail.