Link copiado para a área de transferência
Magazine

Iluminação natural: como esse aspecto traz mais vivacidade, alegria, beleza e conforto para os ambientes

27 de agosto, 2024

Cidade e urbanismo ・ Cidade e urbanismo

A iluminação natural é uma protagonista que traz vivacidade, alegria e beleza, o que faz dos espaços lugares mais aconchegantes e convidativos. Quando a luz do sol permeia um ambiente, ela dá vida às cores, contornos e proporciona profundidade, criando uma atmosfera positiva que envolve cada canto com calor e conforto.

Este texto explora como a simplicidade da luz do dia pode influenciar nosso humor e bem-estar e como, ao projetar espaços com a mente na iluminação natural, podemos transformar completamente a experiência de habitar os nossos ambientes cotidianos.

Além disso, você também poderá conferir algumas indicações de Idea!Zarvos apaixonantes que possuem iluminação natural. Boa leitura!

A iluminação natural como pilar dos ambientes

A luz do sol faz muito mais do que simplesmente iluminar um lugar; ela torna qualquer espaço mais agradável. Em nossas casas ou escritórios, essa luz natural é uma parte chave, afinal, traz mais vida e faz tudo parecer mais bonito, desde as cores das paredes até os móveis.

É como se a luz do dia desenhasse uma ligação suave entre o nosso espaço e o mundo lá fora.

Principais tipos de iluminação natural

Quando falamos sobre colocar luz natural em casa ou no escritório, estamos falando de várias maneiras utilizadas pela arquitetura para deixar os espaços mais iluminados e aconchegantes.

Abaixo, explicamos claramente (para quem é leigo em arquitetura e design de interiores), como a luz natural pode deixar os ambientes mais agradáveis e fazer com que os espaços se tornem mais acolhedores e bonitos.

Iluminação zenital

A iluminação zenital é um tipo de iluminação que vem do alto, como, por exemplo, de uma estrutura no teto, chamada de claraboia. Esse tipo de iluminação espalha a luz uniformemente espaço adentro, para iluminar igualmente, ou seja, sem criar cantos muito escuros ou muito claros.

É uma ótima ideia para trazer luz para partes do imóvel que estão mais para o meio, onde o sol não alcança diretamente.

Prateleiras de luz

Já as prateleiras de luz são estruturas horizontais instaladas nas janelas dos ambientes, que ajudam a espalhar luz (verticalmente) para o resto do cômodo, rebatendo-a no teto. O interessante é que, além de trazerem mais luz para dentro, elas ajudam a manter a casa ou o escritório mais fresco e sem aquele brilho forte que às vezes incomoda.

Túneis solares

Os túneis solares são uma maneira inovadora de trazer a luz do dia para os espaços que normalmente não recebem luz direta do sol — como, por exemplo, um corredor do meio da casa. Os túneis são feitos de tubos que capturam a luz do lado de fora do seu prédio e a levam para dentro, iluminando essas áreas de maneira eficaz e muito bonita.

Caixilharias

Caixilharias são as estruturas em que você fixa em suas janelas ou portas de vidro. Elas são importantíssimas para controlar quanto e onde a luz natural vai entrar em sua casa ou escritório.

Se for bem pensada, a caixilharia não só deixa o lugar mais bonito, como também ajuda a manter a temperatura agradável do jeito mais natural possível, sem gastar mais energia do que o necessário.

Benefícios da iluminação natural nos ambientes

A luz natural é um presente generoso que, de fato, melhora a qualidade de nossos ambientes e o ritmo da vida cotidiana. Convidemos, então, o sol a entrar, e vejamos, mais detalhadamente, como ele pode reformular nossos espaços de maneira sustentável e saudável.

Economia de energia

Utilizar a iluminação natural em vez de depender constantemente de luz artificial reduz significativamente as contas de energia.

A cada manhã, a luz do sol oferece uma dose generosa de luminosidade que você pode aproveitar e, assim, diminuir o uso de lâmpadas durante o dia. Essa ação consciente não apenas economiza dinheiro, mas também protege o meio ambiente ao diminuir o consumo de energia.

Aumento da produtividade

Inundar nosso ambiente de trabalho com luz natural não é apenas agradável; é estimulante. Estudos têm demonstrado que a presença do sol pode elevar nossa eficiência.

Poder se concentrar melhor e se sentir mais energizado são apenas algumas das vantagens que acompanham a exposição à luz natural, tornando nossos locais de trabalho mais dinâmicos e prazerosos para a produtividade e inovação.

Melhora no bem-estar

Quando a luz natural permeia nosso lar ou escritório, ela carrega muitos benefícios para o bem-estar.

Ficar exposto à luz natural ajuda na absorção de vitamina D pelo organismo, o que ajusta nosso relógio biológico, promove um sono melhor e contribui para um estado de espírito mais positivo.

É uma ligação direta com o ambiente externo que, de modo simples e efetivo, pode melhorar a nossa qualidade de vida e saúde geral.

Valorização dos espaços

A iluminação natural é uma das características mais desejadas em qualquer espaço, por uma boa razão: ela torna automaticamente os ambientes mais acolhedores e vivos.

Esse acréscimo de luminosidade não só valoriza esteticamente os espaços como também aumenta o seu valor de mercado. Transforma as casas ou apartamentos em locais onde as pessoas querem passar mais tempo, como se esses espaços fossem um refúgio pessoal de calor e luz.

Como aplicar a iluminação natural na arquitetura?

A aplicação efetiva da iluminação natural na arquitetura envolve o planejamento cuidadoso e o design estratégico.

Primeiramente, é fundamental considerar a orientação do edifício em relação ao movimento do sol, de modo que as áreas de estar e trabalhar beneficiem-se da luz durante as horas mais produtivas do dia.

As janelas devem ser dimensionadas e posicionadas para capturar o máximo de luz, ainda equilibrando o calor excessivo e o ofuscamento.

Como falamos, técnicas como iluminação zenital, por claraboias, e a utilização de prateleiras de luz, por exemplo, podem distribuir a luz de maneira uniforme e reduzir o contraste entre áreas extremamente iluminadas e sombreadas.

Além disso, materiais refletivos e cores claras no interior ajudam a ampliar a sensação de luminosidade. E, finalmente, é importante integrar a iluminação artificial como um complemento ajustável, para garantir conforto visual em todas as condições de iluminação.

Com um entendimento detalhado das propriedades da luz e um design inteligente, a iluminação natural pode ser otimizada para realçar os espaços, oferecendo beleza, sustentabilidade e bem-estar.

Leia também: Idea!Zarvos apresenta: Pílulas Arquitetônicas | Ideias do presente e do passado que nos inspiram a criar o futuro

Arquitetura iluminada: Idea!Zarvos e a luz natural

Nós, da Idea!Zarvos, somos reconhecidos por nossos conceitos inovadores em arquitetura, abraçamos a luz natural em nossos projetos para proporcionar ambientes que refletem beleza e sustentabilidade.

Os designs dos imóveis valorizam a entrada generosa de luz solar, proporcionando espaços que se iluminam de dentro para fora.

A utilização estratégica de grandes janelas, claraboias e integração com o entorno são características marcantes em nossos projetos, o que resulta em construções que não apenas dialogam harmoniosamente com a luz do dia, mas também respeitam os princípios de conforto ambiental e eficiência energética.

Alguns Idea!Zarvos perfeitos e com iluminação natural:

  • Harmonia1040 — apartamentos com grandes caixilhos, além de varandas amplas que podem ser integradas para uma área social ainda maior;

  • Iperó 111 - os apartamentos têm, na face voltada para a vista, caixilhos em toda extensão. O formato esguio, composto, somente, por dois apartamentos por andar (alinhados um ao outro) viabiliza o frescor da ventilação cruzada em todas as suas 46 unidades.

  • Pop Grafite — todos os studios possuem caixilhos piso-teto e varandas privativas que aumentam a área útil e criam amplitude e conexão com o exterior. Os arquitetos buscaram valorizar os studios com amplas janelas, além de ventilação direta e natural;

  • TUCA — janelões instalados em todos os cômodos fazem com que a luz natural entre sem limitações, mas, ainda, mantendo a privacidade, garantida pelas jardineiras com irrigação automática;

  • Alba — com plantas flexíveis e janelas generosas, emolduradas por uma vista permanente para o nascer do sol, o Alba é um Idea!Zarvos perfeito para famílias que desejam ter apartamentos espaçosos, além de uma área de lazer completa no prédio.

Com a Idea!Zarvos, a iluminação natural é mais do que um detalhe, é um compromisso com o bem-estar e a estética contemporânea. Confira mais sobre os nossos projetos!

Deseja receber em seu e-mail pílulas arquitetônicas como essa?

Cadastro feito com sucesso!
Em breve, pílulas arquitetônicas diretamente em seu e-mail.