Foi no encontro das ruas Aspicuelta e Harmonia que, em 2012, a Idea!Zarvos inaugurou a Galeria Idea!Zarvos: um espaço dedicado a compartilhar com o público os projetos de seus edifícios como se faz em exposições de arquitetura. Anos depois, surgiu a Casa Idea!Zarvos, que cumpria função semelhante e marcou presença na Vila Ipojuca com projetos como o Árbol, o Flora, o Nido e o Floresta.
Agora, em 2022, a Galeria Idea!Zarvos tem sua proposta ampliada em um novo endereço: buscando democratizar as conversas e ensinamentos sobre todos os temas que envolvem arquitetura e urbanismo, o espaço é hoje dedicado não somente à demonstração dos projetos desenvolvidos, mas também é lar de exposições e debates com especialistas.
Desde a sua inauguração, diversas iniciativas foram colocadas em curso, dentre elas os Bate-papos na Galeria - que foram divididos em dois verticais: as conversas sobre as relações da arquitetura com a arte e as conversas com foco em urbanismo e cidade.
As conversas destinadas a falar sobre o binômio arte e arquitetura foram feitas em parceria com a Superbacana+ e mediadas por Agnaldo Farias, Professor Doutor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP. Farias é o nome perfeito para a condução das conversas por sua vasta experiência na área de artes, com ênfase em crítica da arte e curadoria.
Participaram desses Bate-papos na Galeria nomes como Carmela Gross - renomada artista brasileira -, Guilherme Wisnik - curador, arquiteto e professor da FAU-USP, Gustavo Utrabo - arquiteto e artista premiado internacionalmente -, e diversas outras figuras de potência da arte e da arquitetura.
Além deste importante tema, a Galeria Idea!Zarvos recebeu uma série de bate-papos sobre "Arquitetura e Urbanismo" com especialistas, tais quais Milton Braga, Regina Meyer, Fernando Forte e Lua Nietzsche. Algumas dessas conversas tiveram mediação de Raul Juste Lores - jornalista e escritor especializado em arquitetura.
Passeando por temas variados, desde a relação do plano diretor com o mercado imobiliário paulistano até a questão do adensamento e da verticalização da cidade de São Paulo, os encontros transformaram-se em verdadeiras aulas sobre os temas e contaram com a participação e engajamento dos participantes e convidados.
Paralelamente a tais encontros, a galeria foi lar também de duas exposições ao redor de sua arena central: "Fragmentos da Metrópole", de curadoria de Fernando Serapião, e "Supercalifragilisticexpialidocious", uma coleção de referências artísticas do arquiteto Isay Weinfeld.
Na mostra de inauguração, “Fragmentos da metrópole”, Serapião fez uma seleção de projetos da Idea!Zarvos dentre os 40 já entregues e os 25 em desenvolvimento, abrangendo o grande espectro de arquitetos do seu portfólio. A mostra englobou detalhes intrigantes de cada projeto por meio de maquetes, fotos, plantas e croquis
Já em"Supercalifragilisticexpialidocious" concentrou-se no amplo espectro de referências de Isay Weinfeld, arquiteto conhecido por seu vasto histórico multidisciplinar. A exposição, que permanece em cartaz até o final de janeiro, conta com músicas, trechos de filmes, objetos de colecionador e criações do arquiteto que são para ele grandes inspirações.
Todos esses projetos são uma síntese dos valores da Idea!Zarvos, cujos objetivos vão além dos próprios projetos, mas também tem a ânsia de construir um ecossistema de trocas e reflexões sobre arquitetura e seu papel nas cidades.
Deseja receber em seu e-mail pílulas arquitetônicas como essa?