Link copiado para a área de transferência
Magazine

Fragmentos da Metrópole

13 de maio, 2022

Arquitetura ・ Idea!Zarvos

A exposição “Fragmentos da metrópole”, em cartaz na Galeria Idea!Zarvos, faz um recorte dentro dos 17 anos de produção da Idea!Zarvos. Foram selecionados 21 edifícios desenhados por 15 escritórios de arquitetura, passando por vários momentos, tipos e escalas de projeto diferentes.

Fernando Serapião foi convidado a fazer a curadoria dessa que é a primeira exposição que ocupa a galeria. O arquiteto é fundador e editor da revista Monolito, uma das principais publicações especializadas em arquitetura e, em sua última edição, exibiu a Idea!Zarvos na capa com o Floresta.

Serapião também é crítico de arquitetura e como curador esteve à frente da mostra “Infinito Vão: 90 anos de arquitetura brasileira” em parceria com Guilherme Wisnik, exibida em Portugal em 2018 e montada no Sesc 24 de Maio em 2020. Como autor já publicou importantes livros sobre arquitetura, dentre os quais em breve figurará a biografia de Oscar Niemeyer pela editora Companhia das Letras.

O curador pensou o conceito, selecionou as obras e decidiu como quer agrupá-las. Mas como é o espaço onde estarão? Quais os suportes em que estarão fixadas? Qual a maneira de fixá-las? Como o ambiente influencia na história que está sendo contada? Pensar o espaço da mostra e a melhor maneira de dispor as obras é a função de quem faz a expografia, e na “Fragmentos da metrópole”, João Nitsche e Alexandre Mendes são os responsáveis.

Fazendo uma relação com a ideia do canteiro de obras, onde tomam corpo os projetos da Idea!Zarvos, eles propuseram tirar partido da materialidade da chapa de zinco galvanizada que permeia os canteiros seja nos tapumes, seja nas calhas e canaletas. Assim nascem os painéis onde estão fixadas através de ímãs as fotografias em grande escala dos edifícios. O compensado naval das bases das maquetes e mesas expositivas também segue essa linguagem mais crua.

Uma foto de quase 1,50m de altura do edifício Simpatia 236 recebe o visitante, fixada em um dos painéis de zinco. Em outra face do painel é possível ver foto e projeto do mural do artista Andrés Sandoval que estampa a fachada do prédio representado. De autoria do Grupo SP Arquitetos, ele teve sua obra finalizada em 2011 e reflete bem o início da Idea!Zarvos.

Seguindo a trama proposta pelo curador, ali pertinho outro edifício reflete um momento mais recente. Em 2021 foi concluída a obra do Nido, projeto da Brasil Arquitetura na Vila Ipojuca. O edifício está representado não apenas pelas boas fotos de Nelson Kon impressas em papel Hahnemühle 200g. Mas também por uma maquete em madeira balsa, produzida pelo escritório, de uma versão inicial do edifício quando as varandas estavam pensadas intercaladas e em ângulo. A versão final acabou separando os apartamentos em duas torres com um átrio central e pode ser vista em outra maquete, acervo da Idea!Zarvos.

Esses são alguns trechos da exposição que contam um pouco dos processos envolvidos em cada projeto de um novo edifício. Confira outros detalhes visitando a exposição na Galeria Idea!Zarvos. Entrada gratuita, todos os dias, das 10h às 19h. Rua Sampaio Vidal, 978.

Deseja receber em seu e-mail pílulas arquitetônicas como essa?

Cadastro feito com sucesso!
Em breve, pílulas arquitetônicas diretamente em seu e-mail.