Link copiado para a área de transferência
Magazine

Bernardes Arquitetura fala sobre a concepção e arquitetura do edifício Pascoal Vita

31 de janeiro, 2020

Entrevistas ・ Pascoal Vita ・ Arquitetura ・ Alto de Pinheiros

"Dá para ser elegante sem ser impactante” – Bernardes Arquitetura sobre o projeto Pascoal Vita.

O projeto sempre buscou se fundir ao contexto existente de forma serena, buscando minimizar ao máximo o impacto de um edifício de 28 metros. A forte presença do verde e de outros elementos em todos os níveis do edifício proporcionam a ele uma ambientação de casa e completa harmonia com o entorno imediato.

A concepção do Pascoal Vita se deu em parceria entre a Idea!Zarvos e o escritório Bernardes Arquitetura. Durante o processo, muitas reuniões foram realizadas e o contato com a arquiteta Ana Marujo, da equipe Idea!Zarvos, aconteceu diariamente.

Acompanhe abaixo cada ponto importante do projeto, com explicações detalhadas vindas de quem mais entende sobre ele.

Um edifício com ambientação de casa

O conjunto de materiais do edifício gera um conceito de aconchego que, de alguma forma, remete à ideia de algumas das casas que já projetamos. Entendemos que as floreiras posicionadas em quase todo o perímetro, aliadas à presença de grandes panos de caixilhos, propiciaram ampliar essa sensação.

Já os grids permitiram dar unidade ao edifício, principalmente em sua porção inicial, na altura do segundo pavimento, que é um módulo consideravelmente menor em área quando comparado aos demais. Eles são ordenados conforme a paginação das folhas dos caixilhos da fachada, criando um diálogo entre o interior e o exterior. Por outro lado, no caso dos terraços de forma trapezoidal que servem o Estar de ambas as unidades, esses montantes verticais foram eliminados das esquinas, deixando livre a vista dos usuários nesses pontos estratégicos e mais extremos do edifício.

Isso ocorreu com os próprios pilares de concreto que estruturam o edifício nessa região, pois, a pedido da Idea!Zarvos, os mesmos foram reposicionados para proporcionar o mínimo de impacto visual possível. Tal feito foi estruturalmente possível sem diminuição na altura dos caixilhos (2,50m) graças à laje plana de 24cm que compõem as unidades.

Os ateliês com pé-direito de 3m, com acesso a jardins lineares privativos, são diferenciais em relação a outros projetos do mercado. Tratam-se de um anexo aos apartamentos e também contribuem para que o edifício tenha ares de casa.

Gentileza com o entorno imediato

O projeto é gentil com o entorno, traz beleza, leveza e conversa com a vegetação local. Praticamente não haviam árvores nos diversos lotes que compõem o lote do edifício, pois as casas existentes haviam impermeabilizado grande parte dos antigos pátios. Por outro lado, ambas as ruas – principalmente a Pascoal Vita – são arborizadas e todas as árvores foram mantidas. Além disso, na estreita rua Napoleão Laureano, cedemos uma faixa de terreno do empreendimento para o passeio, permitindo o plantio de plantas junto ao mesmo e criando uma ambientação muito mais agradável para os pedestres .

Muitos projetos modernos geravam espaços público-privados de grande valor. Entretanto, com o tempo e o aumento da criminalidade, tanto casas como diversos prédios multifamiliares passaram a dar as costas para a rua, para a cidade, fechando-se cada vez mais em si mesmos. Esse tipo de solução acaba, muitas vezes, despovoando as ruas e aumentando a insegurança.

No caso do Pascoal Vita, buscamos desenvolver um meio termo entre o público e o privado, tanto pela doação de espaços verdes ligados diretamente ao passeio público, como pela não adoção de muros altos de concreto ou alvenaria. Optou-se, nesse caso, pela adoção de gradis formados por delgadas barras de aço verticais, espaçadas uma das outras, com um desenho curvilíneo que suaviza o impacto nas esquinas e nas mudanças dos planos. Tal elemento se comportará quase como um grande brise, criando certo diálogo entre o público e o privado.

Acessibilidade em foco

Houve muita atenção com as rampas de acessibilidade de acesso à rua e com o passeio público, assim como, em determinados pontos, com árvores ou postes na Rua Napoleão Laureano. Dessa forma, criamos recessos maiores no lote, permitindo manter um passeio adequado e confortável para os pedestres contornarem esses elementos. Atualmente é quase impossível caminhar no passeio dessa pequena rua.

Privacidade aliada à vista privilegiada

Nas unidades, a distribuição da planta busca seguir uma organização espacial clara, definida entre o privado e o social, com destaque para esse último por desfrutar de uma ampla vista para o poente, em grande medida 100% desobstruída de edifícios.

O terreno possibilitou que o Pascoal Vita fosse construído com uma distância considerável de outros empreendimentos, para otimizar a privacidade dos moradores, aumentar a ventilação e a iluminação. Realmente entendemos que se trata de um lote privilegiado.

Cuidado com as áreas comuns

A academia possui uma ilha central de marcenaria desenhada com exclusividade pelo Escritório. Além disso, ela é composta de painéis de vidro translúcidos que, aliados aos demais revestimentos, geram um espaço mais lúdico ao ambiente.

Pascoal Vita

Bernardes Arquitetura

Aptos de 319m² a 443m² ・ 3 e 4 suítes

Sem unidades disponíveis

Pascoal Vita

Bernardes Arquitetura

Aptos de 319m² a 443m² ・ 3 e 4 suítes

Sem unidades disponíveis

Cadastro feito com sucesso!
Em breve, pílulas arquitetônicas diretamente em seu e-mail.