No dia 28 de junho, próxima terça-feira, a Galeria Idea!Zarvos recebe o bate-papo Mulheres na arquitetura. Lua Nitsche, Marina Acayaba, Marta Moreira e Suzana Glogowski conversam sobre como a questão de gênero influenciou e influencia em suas trajetórias. A mediação ficou por conta de Gabriela de Matos, arquiteta e fundadora do coletivo Arquitetas Negras.
Lua Nitsche é arquiteta formada pela FAU USP em 1996 e dá aula de projeto na Escola da Cidade. Após vasta experiência em escritórios como Felipe Crescenti, André Vainer & Guilherme Paoliello e Isay Weinfeld, fundou com o irmão Pedro Nitsche o Nitsche Arquitetos. O escritório esteve à frente de dois projetos para a Idea!Zarvos: o Bernarda Luiz e o João Moura 1144. O primeiro é um dos poucos conjuntos residenciais horizontais construídos pela Idea!Zarvos, enquanto o edifício João Moura 1144 é comercial e se destaca na paisagem da Avenida Sumaré.
Suzana Glogowski é arquiteta formada pela FAU Mackenzie em 1997 e coordena projetos no Studio MK27 onde também lidera os movimentos de inovação e pesquisas criativas. O escritório projetou o Ourânia 231, edifício da Idea!Zarvos entregue no final de 2021.
Marta Moreira esteve presente nas últimas postagens do Magazine por ter participado do projeto do TUCA, último lançamento da Idea!Zarvos. Ela também é arquiteta formada pela FAUUSP em 1987 e, assim como a Lua Nitsche, leciona na Escola da Cidade. É sócia fundadora do MMBB Arquitetos, que também projetou o Floresta, lançamento de 2021 da Idea!Zarvos.
Marina Acayaba também têm projeto ainda fresco para a Idea!Zarvos, o URI. A arquiteta é formada pela FAUUSP em 2006, onde também cursou mestrado. Sócia do AR Arquitetos junto de Juan Pablo Rosenberg, já teve passagem por escritórios relevantes como o próprio MMBB Arquitetos, Marcos Acayaba Arquitetos, Isay Weinfeld e até o renomado escritório japonês SANAA.
Para completar a conversa a Idea!Zarvos convidou Gabriela de Matos. Arquiteta formada pela PUC Minas e mestranda pelo Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP – integra o conjunto de professores da Escola da Cidade. É também fundadora do projeto Arquitetas Negras, que mapeia a produção de arquitetas negras brasileiras.
Não perca! 28 de junho, às 19h, na Galeria Idea!Zarvos: Rua Sampaio Vidal, 978.
Deseja receber em seu e-mail pílulas arquitetônicas como essa?