Link copiado para a área de transferência
Magazine

#2 Bate-papo na Galeria: AR Arquitetos, Bijari e Estúdio Menaa

27 de maio, 2022

Arquitetura ・ Idea!Zarvos

Cada projeto da Idea!Zarvos é feito a muitas mãos. Desde a escolha do terreno, passando pelos projetos de arquitetura, hidráulica, elétrica até o projeto de identidade visual. Para pensar o URI, Marina Acayaba e Juan Pablo Rosenberg contaram com a parceria de Rodrigo Araújo, do Bijari, e de Carlos Mena, do Estúdio Menaa, na concepção da identidade visual do edifício e do projeto luminotécnico, respectivamente. Todos estarão na próxima quarta-feira, dia 1º de junho, às 19h, na Galeria Idea!Zarvos para um bate-papo com Winnie Bastian, contando um pouco do processo de troca intensa durante a concepção do URI.

O edifício estabelece uma interessante relação entre dentro e fora. Pelo lado da cidade, os arquitetos lançaram mão de materialidades e desenhos sóbrios, esguios e elegantes, em tons de cinza e elementos metálicos. Em oposição, pelo lado de dentro, a ideia foi criar ambientes surpreendentes permeados do que chamaram de “cor-luz”. Assim, o morador é tomado por uma atmosfera nada usual, que tem como inspiração algumas obras dos artistas James Turrel e Cruz-Díez.

Para executar essa ideia, foi fundamental contar com Carlos Mena, do Estudio Menaa. O arquiteto é especializado em lighting design e já colaborou em alguns projetos da Idea!Zarvos. Para o URI contribuiu diretamente com a materialização da ideia dos efeitos de luz que confere ares contemporâneos à experiência do morador. O projeto foi desenvolvido em troca constante com a equipe que propôs a identidade visual do edifício, o Bijari. Como por exemplo algumas intervenções de objetos de luz em tubulação de neon.

Já falamos do Bijari nessa matéria aqui do Magazine pois seu escritório fica em frente ao POP Grafite. Trata-se de um coletivo de arquitetos, designers, artistas e publicitários que funciona a 24 anos produzindo instalações artísticas, peças de design e audiovisual. Sempre com olhar questionador e inovador para os diversos temas com que trabalham. Uma vez plantada a semente inovadora da proposta de instalações de “cor-luz”, o grupo trabalhou em consonância com os arquitetos pensando na luz como mote da identidade visual. Dessa forma, a sinalização foi toda desenvolvida em relevo e na mesma tonalidade das paredes, tirando partido da relação entre luz e sombra para dar a leitura necessária.

Participe do Bate-papo na Galeria Idea!Zarvos e conheça o resultado desse trabalho de composição coletiva.

Deseja receber em seu e-mail pílulas arquitetônicas como essa?

Cadastro feito com sucesso!
Em breve, pílulas arquitetônicas diretamente em seu e-mail.