Link copiado para a área de transferência
Magazine

AMZ Arquitetos fala sobre o processo criativo e as características marcantes do SPOT 393

20 de janeiro, 2020

Entrevistas ・ Arquitetura ・ SPOT 393

Quando falamos sobre o lançamento de um novo empreendimento, falamos de inspiração, desafios e muita dedicação. Porém, muitas vezes todos esses pontos ficam escondidos em meio à beleza do resultado.

Para que nenhum detalhe passe despercebido e para que todos possam conhecer a fundo o processo criativo do Spot 393, o novo prédio Idea!Zarvos na Vila Madalena, convidamos os arquitetos do escritório AMZ, responsáveis pelo projeto, para falar sobre as características marcantes e os desafios encontrados durante o processo.

Idea!Zarvos: do briefing à entrega, quanto tempo levou para nascer o Spot 393?

AMZ Arquitetos: foram muitas etapas até a conclusão. Somando reuniões e horas de execução podemos considerar seis meses de trabalho intenso até a concepção.

Idea!Zarvos: e qual o maior desafio encontrado durante a criação do Spot 393?

AMZ Arquitetos: partimos de um terreno com 25 metros de desnível, dois acessos e um programa que congrega três usos diferentes – residências, escritórios e lojas. O maior desafio foi fazer um bom uso dessa declividade e deixar o maior número possível de unidades com acesso às vistas privilegiadas desse ponto da cidade. Além disso, o fato de o edifício ter acessos e circulação independentes para cada uso exigiu muito planejamento.

Idea!Zarvos: onde vocês buscaram inspiração para a realização do projeto?

AMZ Arquitetos: devido à recente mudança no plano diretor, que beneficia edifícios com as características do Spot 393, ainda eram poucas as obras que se assemelhavam ao projeto e poderiam servir de referência, por isso, nos inspiramos em alguns prédios construídos nas décadas de 50 e 60 em São Paulo, que tinham em sua essência o uso misto e a interação da fachada com o passeio público.

Idea!Zarvos: se vocês pudessem eleger o melhor ponto positivo do Spot 393 em relação a outros prédios, qual seria?

AMZ Arquitetos: a localização. É possível ver o horizonte desde o primeiro andar residencial, que já está a 30 metros de altura em relação à Rua Girassol. Além disso, a área de lazer é bem generosa, pensada para atender a todos os públicos. Mas achamos que o mais interessante é o fato de ser um prédio multiuso, que se relaciona com a cidade de uma forma mais dinâmica e proporciona aos moradores a possibilidade de morar e trabalhar no mesmo prédio, por exemplo.

O AMZ é um escritório de arquitetura fundado em 2009, em São Paulo. Propõem uma arquitetura conceitualmente livre e voltada para o futuro, atenta ao processo construtivo, programas e recursos disponíveis em cada lugar.

Deseja receber em seu e-mail pílulas arquitetônicas como essa?

Cadastro feito com sucesso!
Em breve, pílulas arquitetônicas diretamente em seu e-mail.