Por localização entenda não apenas um dos bairros mais valorizados de São Paulo – o Alto de Pinheiros – , mas um terreno privilegiado, raro, que possibilita vistas extraordinárias da cidade. Por estética, leia-se o talento do escritório Bernardes Arquitetura, que transpôs para o edifício a beleza das residências pelas quais é reconhecido e premiado no Brasil e no mundo.
Ao pensar arquitetura e entorno em sinergia, um elevando o outro, o projeto conseguiu alcançar um resultado excepcional, que conquista com delicadeza e sem ostentar.
A posição do terreno permitiu que o prédio fosse construído com uma boa distância de outros empreendimentos, favorecendo a ventilação, a iluminação e a privacidade dos (apenas) 12 apartamentos, que medem entre 319m² e 443m².
O projeto paisagístico da Oficina2mais estabelece um diálogo afinado com a arquitetura, trabalhando para suavizar a volumetria e estabelecer uma relação entre a rua e os diversos níveis do prédio. Com diferentes tons e texturas, o jardim cria uma sensação de continuidade ao usar elementos verticais (árvores e palmeiras) que ultrapassam as alturas dos pés-direitos para encontrarem com as floreiras dos pavimentos superiores.
Sombrites translúcidos automatizados com sensores de vento protegem as amplas janelas. Floreiras com sistema automático de irrigação e drenagem contornam quase todo o perímetro dos andares, colorindo de verde a arquitetura elegante e atemporal.
Os interiores se revelam acolhedores e remetem às casas projetadas pelo escritório carioca. A presença do verde ajuda a proporcionar essa ambientação envolvente.
A madeira é um elemento muito presente no projeto. Surge ora em freijó, ora em cumaru, tanto nos interiores dos apartamentos quanto nos vários espaços comuns.
O térreo elevado traz mais privacidade, especialmente para as unidades mais baixas.Piscina coberta com raia de 25 metros e claraboia, para a entrada de iluminação natural.
A academia tem marcenaria desenhada pelos arquitetos especialmente para o espaço. Painéis de vidro translúcido voltados para a área externa trazem uma sensação de amplitude e iluminação.. As salas de massagem e descanso também são revestidas em madeira para maior sensação de conforto.
Ateliês com 12m², pé direito de 3m e acesso ao jardim funcionam como anexo dos apartamentos e contribuem para aumentar a sensação de casa do projeto.
Bernardes Arquitetura é fruto de uma história que atravessa gerações: seu fundador, Thiago Bernardes, é filho de Claudio Bernardes e neto de Sérgio Bernardes, nomes ilustres da arquitetura brasileira. Criado em 2012, Bernardes Arquitetura é um espaço onde Thiago busca aprofundar seu trabalho autoral e criar novas parcerias. Hoje integram o escritório os sócios Nuno Costa Nunes, Márcia Santoro, Camila Tariki, Dante Furlan, Francisco Abreu, Rafael de Oliveira, Thiago Moretti, Antonia Bernardes e Ilana Daylac. Com sedes no Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa, o escritório desenvolve projetos que atravessam variados programas e escalas, desde projetos residenciais, instituições culturais e educacionais, até projetos urbanos, que incluem condomínios, bairros e masterplans.
Cadastro feito com sucesso!
Em breve, pílulas arquitetônicas diretamente em seu e-mail.