Isay Weinfeld. Ao ler esse nome é provável que sua mente já te levou a alguma imagem. Arquitetura, interiores, mobiliário, exposição, cinema. “Esta diversidade, fruto de claro propósito mais do que sorte ou acaso, é fundamentada na certeza de que a atuação multidisciplinar é essencial ao fomento de um espírito criativo aguçado” ratifica seu site. E é esse espírito que desenhou uma trajetória de 45 anos recheada de produção profícua, reconhecida por diversas premiações e uma gama extensa de clientes satisfeitos.
Ainda que opere na multiplicidade, sempre experimentando algo que nunca fez, a elegância do seu desenho se faz presente em cada projeto. Não raro a sensação de surpresa com a beleza e conforto ao adentrar um de seus projetos vem acompanhada da percepção da linguagem que é própria do arquiteto.
A paixão pela arte, em especial em suas manifestações através da música e do cinema são constante fontes de inspiração. Mas o arquiteto não deixa de repetir quando perguntado que o cliente é a motivação primeira de um projeto. Se por um lado nomes como o do compositor João Gilberto, dos cineastas Lars Von Trier e Jacques Tati se fazem presentes frequentemente dentre sua gama de referências, Isay surpreende quando cita figuras de outras esferas do campo artístico como o grupo de rap nacional Racionais MCs.
Para quem teve oportunidade de ouvi-lo, o humor é artifício bastante explorado em sua fala, mas sempre em tom de refinada ironia. Quem espera respostas pomposas e assertivas se frustra com a imprevisibilidade de suas colocações. Mas sempre o resultado para quem o assiste é um fascínio por sua forma única de ver o mundo.
“A Idea!Zarvos apostou numa arquitetura que traduzisse o jeito de morar de uma nova geração e o mercado finalmente abraçou a ideia. Com isso, a empresa iniciou a ampliação de seu portfólio, abrindo oportunidades para que novos arquitetos pudessem se expressar e sendo o parceiro que, sobretudo, compreende e respeita nosso jeito de projetar. O arquiteto atuando como regente de uma orquestra formada por profissionais que complementam nosso trabalho.” compartilha Isay no prólogo do livro que celebra os 15 anos da Idea!Zarvos.
Ao longo desse período, Isay Weinfeld foi grande parceiro, acumulando até então um portfólio juntos com 10 edifícios construídos. A cada um, novos desafios se apresentavam para ambos seja na escala, na complexidade ou nas imprevisibilidades.
O próximo grande passo só poderia acontecer juntos. Enfim chega o DAMATA, um projeto que desafia arquiteto e Idea!Zarvos de uma vez. Duas torres, uma residencial e outra comercial, se organizam em torno de uma praça pública no valorizado Itaim Bibi.
O bairro que nasce como um desmembramento de Pinheiros teve uma verticalização acentuada nas últimas décadas do século XX. De chácara a loteamentos, as casas foram dando lugar aos edifícios. Restaram poucos espaços de uso público. Aos poucos também o perfil de moradores do bairro foi mudando até a formação atual. Hoje o Itaim Bibi é um dos bairros mais cobiçados da cidade.
Parecia difícil pensar em construir no bairro, mas a Idea!Zarvos encontrou o terreno ideal e projetou um edifício para a cidade e para o morador do Itaim. De frente para a movimentada e arborizada Av. 9 de Julho, mas com o acesso pela tranquila Rua da Mata, o DAMATA se abre para a cidade através de uma praça de uso público. O agitado comércio local ganha novas configurações possíveis com suas fachadas ativas voltadas para a praça DAMATA. A Idea!Zarvos está de volta ao Itaim para contribuir rumo a seu ideal de cidade com edifícios bonitos, funcionais e preocupados com o entorno.
Fazer um projeto pensando sempre na visão de quem está vivendo a experiência da arquitetura é premissa da forma de projetar de Isay Weinfeld. Por isso, os percursos em seus desenhos vão revelando a arquitetura e proporcionando visuais especiais para cada ponto de vista. No DAMATA são alguns caminhos cuidadosamente pensados que levam aos diferentes elementos do projeto: à Praça DAMATA, ao DAMATA Home ou DAMATA Office.
Para o grande fluxo da Avenida 9 de Julho, a Praça DAMATA se abre, permeada de vegetação, lojas e áreas cobertas e descobertas. Um percurso convidativo, revestido de materialidades orgânicas minerais, que conversam com o paisagismo.
Já o morador do DAMATA acessa o apartamento pela Rua da Mata, mais tranquila. E é também recebido por revestimentos em pedra de tons suaves em diálogo com a vegetação. Para subir ao apartamento a circulação vertical foi posicionada no centro da planta, o que deixa livre todas as faces do apartamento completas por varandas que ocupam os 360º. Para ampliar a vista para o arborizado e horizontal Jardim Europa, dois artifícios foram explorados: a torre residencial foi posicionada de forma angulada para ampliar as faces com vista desimpedida, e além disso, os guarda corpos que dão à volta em todas as varandas são feitos de tela metálica leve e angulada para sumir à vista.
Visite o decorado do DAMATA na Galeria Idea!Zarvos, rua Sampaio Vidal, 978.
Ao longo de mais de 45 anos de carreira, o arquiteto acumula prêmios no Brasil e no Exterior, sendo reconhecido também por sua atuação multidisciplinar: é cineasta, cenógrafo e designer de mobiliário. Um leque de talentos que continua a surpreender a cada nova obra.
Cadastro feito com sucesso!
Em breve, pílulas arquitetônicas diretamente em seu e-mail.