#visaourbanaiz



Claudia Jaguaribe

Claudia Jaguaribe nasceu no Rio de Janeiro, mora e trabalha no Rio e em São Paulo. Desde 1990 participa de exposições nos principais museus e galerias do Brasil e no exterior. Formada em história da arte, artes plásticas e fotografia, desenvolve um trabalho atento às práticas multifacetadas e à diversidade da fotografia contemporânea. Sua produção se caracteriza por uma intensa pesquisa plástica que utiliza diferentes mídias, como fotografia, vídeo, internet e instalações.

Na fotografia, trabalha com variados formatos e meios de produção, desde a prática fotográfica em estúdio até fotos documentais posteriormente trabalhadas, numa pesquisa sobre a materialidade da imagem que questiona a própria natureza da fotografia.
Nos últimos anos, voltou-se para a questão da paisagem como reinvenção da natureza na série “Quando Eu Vi” e nas séries de paisagens urbanas como “Sobre São Paulo”, e “Paisagem Construída – Entre Morros”, sobre o Rio de Janeiro.

Em 2010 Claudia recebeu o prêmio Marc Ferrez de fotografia da Funarte pelo projeto “O seu caminho”. Tem onze livros publicados, além da participação em diversas publicações em conjunto com outros artistas. Seu livro “Aeroporto” foi selecionado na edição Fotolivros latino-americanos, (Cosac Naify, 2011). Suas obras estão na coleção de importantes acervos institucionais, como do Inhotim, MG; Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) SP; Coleção Pirelli do Museu de Arte de São Paulo (Masp) SP; Maison Européenne de la Photographie, Paris; Instituto Italo-Latino Americano (iila), Roma; Itaú Cultural, SP; Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto SP; assim como em coleções particulares.
Fundou em 2013 a Editora Madalena junto com Iatã Canabrava e Claudi Carreras.




Ekaterina Kholmogorova

Russa nascida em Moscou em 1978, Ekaterina Kholmogorova mora no Brasil há nove anos.
Formada em publishing business e publicidade, trabalhou como designer gráfica em revistas de moda como ELLE e Vogue Brasil.

Após estudar joalheria na escola Arte Metal, lançou em 2012 sua própria marca Kholmogorova Jewellery.

Atualmente, atua como designer especializada em fotolivros e materiais relacionados à fotografia.




Iatã Cannabrava

Fotógrafo, curador e agitador cultural, atualmente desenvolve trabalhos documentais com a paisagem urbana das cidades, especificamente das periferias das grandes metrópoles, no seu ensaio Uma Outra Cidade. Participou de mais de 40 exposições, foi ganhador dos prêmios P/B da Quadrienal de Fotografia de São Paulo em 1985, do concurso Marc Ferrez da FUNARTE, em 1987, e de dois prêmios da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em 1996 e 2006. Tem 2 livros publicados: Casas Paulistas, em 2000, e Uma Outra Cidade, em 2009; suas fotografias integram as coleções MASP-Pirelli, Galeria Fotoptica, Joaquim Paiva e MAM/São Paulo e estão publicadas em oito livros de autoria coletiva.

Como agitador cultural, foi presidente da União dos Fotógrafos de São Paulo de 1989 a 1994, foi um dos fundadores da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB) em 2010, criou e dirige a empresa Estúdio Madalena, onde fez a curadoria e organizou mais de 40 exposições, ministrou mais de 90 workshops, além de projetos especiais, como: Revele o Tietê que Você Vê, em 1991; Foto São Paulo, em 2001; Povos de São Paulo – Uma Centena de Olhares sobre a Cidade Antropofágica, em 2004; Expedição Cívica, Ecológica e Fotográfica De Olho nos Mananciais em 2008 e o Encontro de Coletivos Fotográficos Ibero-americanos de São Paulo em 2008.

Foi diretor do Festival Internacional de Fotografia de Paraty – Paraty em Foco, por mais de 10 anos. Cannabrava também é coordenador do Fórum-Latino Americano de Fotografia de São Paulo, realizado pelo Itaú Cultural, que em 2016 celebra sua quarta edição.




Mozart Mesquita

Mozart Mesquita é sócio da FHOX, tradicional grupo de comunicação, agencia de eventos e fomento da fotografia brasileira.

Formado em Comunicação Social com Pós em Fotografia, é também, sócio da agencia de produção Brazimage aonde desenvolve exposições, intervenções e projetos de criatividade, em áreas como cinema, artes plásticas e fotografia.




Nelson kon

Nelson Kon, fotógrafo com estúdio em São Paulo, é formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Especializado em fotos de arquitetura e cidades, atua profissionalmente desde 1985.
Seu acervo compreende principalmente imagens da arquitetura brasileira moderna e contemporânea.